Stop Motion

O que é?

Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, quadro a quadro. Entre um quadro e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Já foram criadas muitas animações em stop motion com recortes, bonecos, massinha, arame e outros objetos. Muitas pessoas fizeram, e fazem até hoje filmes extraordinários usando a técnica de Stop Motion. Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. A produção do filme "O Estranho Mundo de Jack" (1993) do americano Tim Burton é referência quando se fala em stop motion, reuniu os melhores animadores Stop Motion da atualidade e foi também o primeiro filme Stop Motion a ser distribuído no mundo todo.
No cinema, encontramos alguns exemplos que utilizaram esta técnica como Wallace e Gromit, Fuga das Galinhas, entre outros. Os personagens são feitos de massinha, modelada sobre armaduras de metal, e filmados com técnicas de stop motion e claymation.


Alguns exemplos

  • Vídeo produzido pelos alunos da professora Erika Rodrigues Simões Duran com seus alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ.



  • Vídeo promocional da BIC, produzido com a técnica stop motion.


  • A vida de um desenho, produzido por alunos da UFRGS.

  • Stop motion produzido por um aluno.

  • Vídeo em stop motion do sarau da escola, com massinha de modelar.

  • Vídeo produzido por alunos do 7º ano, de Caxias do Sul.

  • Uma criativa adaptação do conto de Chapeuzinho Vermelho, feito por alunos do 6º ano.

  • Consciente Coletivo (vários episódios) - Série produzida pelo Canal Futura, refletindo sobre o ritmo de produção e consumo e seus respectivos problemas. Vale a pena conferir.

  • Oficina de Stop Motion "Fazendo Arte", produzida pelo Teatro de Tábuas.

Como?
Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos de plástico, de pelúcia ou feitos com massa de modelar, desenhos a mão livre, recortes, lego, carrinho, dobraduras de papel (origami) entre outros. Além de imagens, também pode-se utilizar letras que vão formando palavras ou frases (que tal uma poesia?).

Tutorial Stop Motion - Projeto Final 2010
Como fazer um Stop Motion
Técnica Stop Motion
Stop Motion Brasil
Profª Elizete Arantes
Ludimídia
Stop Motion na prática pedagógica
Stop Motion - Atividade de aprendizagem
Tutorial Movie Maker
Aula multimídia KDEnlive
Manual básico KDEnlive
Guia criativo do Software Livre

Editores de vídeos
Para Windows
Movie Maker (XP)
Movie Maker (7)
VirtualDub (XP, Vista, 7)

Para Linux
KDEnlive
Cinelerra
Openshot

Dicas
• Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
• Utilize menos quadros por segundo (fps) – vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15 e você em um bom número!
• Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
• Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.
• Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.

Importante!
Direitos Autorais
Sempre que for publicar algo na Internet, peça autorização dos pais, no caso de alunos menores de idade ou do próprio aluno, quando maior de idade.
Além da gravação de voz e vídeo é possível utilizar músicas, porém devem ter permissão para livre reprodução. Existem sites onde é possível fazer download gratuito de músicas dos mais diversos estilos como o Jamendo, Domínio Público, Clearbits, Soundclick, Dance-Industries, OpSound, DanoSongs, entre outros.
Se a música utilizada for licenciada sob os termos da Creative Commons, pode ser utilizada desde que se indique a autoria.
Este assunto é sério e existe até legislação (Lei 9.610) que assegura os direitos autorais.


Fonte: Quadro a Quadro